Investigação do Subsolo
- Geosolo Sondagens & Fundações
- 5 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Após coleta de informações obtidas no estudo teórico e no reconhecimento do local, a extensão da investigação do terreno pode ser avaliada com base na variabilidade esperada das condições do solo, no tipo e na escala do projeto.
A investigação de solo insuficiente é bastante arriscada e raramente compensa em termos de custo, pois em praticamente todos os projetos os riscos estão exatamente nas condições do solo.
Os custos típicos de uma investigação de solo, ficam na faixa de 0,2% a 2% do custo total do empreendimento, ao passo que as reclamações contratuais relativas às condições do solo que não haviam sido previstas podem custar ao cliente muito mais que esses números, levando a um gasto elevado e que poderia ser evitado, além de envolver processos judiciais demorados.
O objetivo da investigação do subsolo é obter uma seção transversal do local. Furos de sondagem estabelecem as condições do solo em determinado ponto (unidimensional), de modo que as seções transversais devem ser complementadas pela inferência das condições intermediárias baseadas no conhecimento da geologia da área. Para condições homogêneas, uniformes e um geologia simples, esse processo pode ser realizado com relativa confiança, com furos de exploração amplamente espaçados.
Uma consideração importante é avaliar a potencial variabilidade das condições do terreno, elaborando mais de um perfil geotécnico para delinear os possíveis limites de variabilidade do terreno e as consequências dessa variação no dimensionamento.

Figura 1 - Perfil geotécnico - Real, Perfil 1 e Perfil 2.
Comments