Número e Locação das Sondagens
- Geosolo Sondagens & Fundações
- 5 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
A elaboração de projetos geotécnicos em geral e de fundações em particular exige, obviamente, um conhecimento adequado dos solos. É necessário proceder-se à identificação e à classificação das diversas camadas componentes do terreno a ser analisado, assim como a avaliação de suas propriedades de engenharia.
A obtenção de amostras ou a utilização de algum processo para a identificação e classificação dos solos exige a execução de ensaios “in situ”.
A sondagem a percussão é um procedimento geotécnico de campo, capas de amostrar o subsolo.
Umas das dúvidas mais comuns é a quantidade de furos de sondagem necessárias e a distribuição, para obter uma boa representação da estratigrafia do terreno.
A NBR 8036 – Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios – 1983, estabelece:
No item 4.1.1.2 “As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m² de área da projeção em planta do edifício, até 1200 m² de área. Entre 1200m² e 2400m² deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m² que excederem de 1200 m². Acima de 2400 m² o número de sondagens deve ser fixado de acordo com a plano particular da construção. Em quaisquer circunstâncias o número mínimo de sondagens deve ser:
a) Dois para área da projeção em planta do edifício até 200 m²;
b) Três para área entre 200m² e 400m².”
A distância entre os furos de sondagem deve ser de 15 a 25 metros, evitando que fiquem numa mesma reta e de preferência, próximos aos limites da área em estudo.

Figura 1 –Exemplos de locação de sondagens em pequenos lotes.
O número de sondagens e sua localização em planta dependem do tipo da estrutura, de suas características especiais e das condições geotécnicas do subsolo. O número de sondagens deve ser suficiente para fornecer um quadro, o melhor possível, da provável variação das camadas do subsolo do local em estudo.
Todo o procedimento está explícito na norma NBR 8036/83: Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios. Também é importante citar a norma NBR 6484/2001: Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio, como referência do método de ensaio.
Comments